Kidinjury

O seu filho queixa-se de uma dor ao andar. Tente ver se planta do pé existe alguma coisa com este aspeto.

5 1332

A verruga plantar, conhecida como "olho-de-peixe", apresenta-se como uma elevação da pele dos pés, com uma região amarelada e espessada, e um ou mais pontos negros centrais. É causada pelo Vírus do Papiloma Humano HPV. Provoca dores ou incómodo ao caminhar, por situarem-se em área de descarga do peso corporal. Podem tornar-se extremamente dolorosas e incapacitantes.

O período de incubação dura em média 4 meses). Nas crianças é mais comum nos  adolescentes, principalmente nos grupos que exercem atividades comunitárias (piscinas públicas, escolas e desporto). 50% das lesões evoluem espontaneamente em prazo de um ano e 75% desaparecem, mesmo sem tratamento, durante o segundo ano de evolução.

Existem numerosos tratamentos para as verrugas plantares:

  • Medicamento : Normalmente são queratolíticos (medicamentos ácidos para fazer com que a camada exterior da pele se solte e se desprenda). Depois de a verruga ser aparada e reduzida por intermédio da terapêutica queratolítica, poder-se-ão utilizar outros tratamentos para remover a verruga.
  • Crioterapia: Este tratamento congela as verrugas a fim de as remover. A congelação da verruga mata as células da pele a fim de evitar o seu crescimento e multiplicação. É o mais utilizado actualmente.
  • Electrocautério: Este tratamento utiliza o calor da electricidade para eliminar verrugas. Doloroso. Necessita anestesia.
  • Terapêutica a laser (laserterapia): Este tratamento consiste na aplicação de um fino feixe de luz sobre a verruga. Normalmente, permanecem cicatrizes mínimas na pele quando se utiliza a terapêutica a laser.
  • A remoção cirúrgica da verruga é reservada para casos que não melhoraram com os tratamentos acima propostos.

Cuidados Locais:

  • Uso de palmilhas dotadas de zona de descarga para as áreas dolorosas (orifícios preenchidos com espumas macias). Após o tratamento devem ser jogadas fora para não haver risco de nova contaminação.
  • Durante todo o tratamento, sugere-se o uso de meias e calçados exclusivos.
  • Afastar de suas atividades em locais que favoreçam a inoculação viral de outras pessoas tais como piscinas, clubes, banheiros públicos.

DATA: [2016/06/06]

CATEGORIA: Kidinjury Informa

Contactos

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, por favor utilize o nosso formulário de contacto. Agradecemos desde já o seu contributo.