Kidinjury

Aprenda a evitar perigos que as nossas casas escondem para as crianças

5 470

Sabia que é em casa que acontecem mais acidentes com as crianças até aos 5 anos? Desde as quedas, às queimaduras, intoxicações, sufocação e afogamentos, que podem ocorrer no interior ou exterior da casa.


A vigilância por parte de um adulto, apesar de indispensável, é a estratégia que mais falha na prevenção de acidentes com crianças. Preparar o ambiente em casa para o adaptar às características da criança, dando-lhe maior liberdade de movimentos, será o ideal. Conheça algumas estratégias de prevenção dos acidentes domésticos:

- Verificar que as guardas das varandas e escadas são suficientemente altas, não escaláveis, e sem aberturas por onde possa passar uma criança; colocar cancelas nas escadas se tiver crianças com menos de 2 / 3 anos.

- Despejar a água do banho da criança logo que este acaba; despejar baldes e alguidares; vedar as piscinas com uma vedação não escalável, de preferência transparente e com portão de fecho automático que abra para o exterior; tapar/cobrir tanques, poços e fossas com uma tampa sólida, presa com um cadeado.

 - Evitar levar crianças muito pequenas para a cozinha (a divisão mais perigosa da casa); não comer ou transportar líquidos quentes com crianças ao colo; guardar fósforos, isqueiros, produtos de limpeza e medicamentos em armários altos e de preferência fechados à chave; não guardar em casa restos de produtos químicos ou medicamentos que não necessite (entregue-os na sua farmácia); nunca colocar em garrafas de água, ou de outras bebidas, detergentes e produtos corrosivos ou cáusticos, pois pode induzir em erro crianças e adultos.
 

- Instalar tomadas eléctricas de alvéolos protegidos ou colocar protectores nas tomadas e manter em bom estado de conservação todos os electrodomésticos, tomadas, fichas e fios eléctricos.

Se o seu filho se intoxicar, ligue de imediato para o CIAV (Centro de informação Antivenenos do INEM) – 808 250 143 (NÚMERO DE PORTUGAL)

 

Associação para a Promoção da Segurança Infantil - APSI

 

Perigos para as crianças

 

Fonte: Comunidade JN

DATA: [2016/05/07]

CATEGORIA: Dica da Semana

Contactos

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, por favor utilize o nosso formulário de contacto. Agradecemos desde já o seu contributo.